Siga nossas redes

Cultura

Gisele Riker conclui o curso’ Planejamento, Produção e Execução de uma Exposição’

O curso capacitou cerca de 40 alunos, abordando todas as etapas para a realização de uma exposição de arte, da concepção à desmontagem

Gisele Riker conclui o curso’ Planejamento, Produção e Execução de uma Exposição’

Foto: Divulgação/ Assessoria

Manaus, AM – A artista, professora e produtora cultural Gisele Riker concluiu o curso “Planejamento, Produção e Execução de uma Exposição”, realizado de 07 a 16 de janeiro no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). A formação gratuita capacitou cerca de 40 alunos, abordando todas as etapas necessárias para a realização de uma exposição de arte, desde a concepção até a desmontagem.

Durante os encontros, os participantes tiveram contato com temas como projetos de exposição, produção, acessibilidade, expografia, logística e montagem das obras. Gisele enfatiza a importância da fase de planejamento: “É a partir da concepção que se estrutura toda a exposição, desde a burocracia até a organização da equipe e cronogramas.” Além das aulas teóricas e práticas, os alunos tiveram acesso a materiais como planilhas e roteiros para auxiliar na organização de mostras.

O curso também proporcionou visitas técnicas a espaços culturais, como o Palacete Provincial, onde os participantes conheceram o setor de restauro, normalmente fechado ao público. Para o fotógrafo André Pereira, a experiência foi fundamental para sua profissionalização: “O curso trouxe uma visão mais técnica e me permitiu trocar experiências com colegas de profissão.” Já a artista visual Manuô destacou a importância do aprendizado para aprimorar suas próprias exposições e atuar como curadora.

A formação contou com a participação especial da artista visual Hadna Abreu, que compartilhou desafios e estratégias do mercado artístico local. No último encontro, os alunos receberam consultorias individuais com Gisele e Hadna, recebendo orientações sobre curadoria, planejamento e produção de exposições.

Gisele celebra o impacto do curso e reforça a importância de iniciativas como essa: “Espero continuar promovendo capacitações gratuitas para fortalecer e profissionalizar ainda mais os trabalhadores da cultura.”

(*) Com informações da Assessoria

Leia mais:

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + oito =

Mais em Cultura