Manaus, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já está começando a mexer as peças do tabuleiro para as eleições de 2024. Após rumores de que a relação com o governador Wilson Lima (UB) estava estremecida, nessa sexta-feira (2), o chefe municipal pode ter dado um “spoiler” de uma possível aliança com o senador Eduardo Braga (MDB).
Isso porque Almeida nomeou Jesus Alves dos Santos como secretário Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), um dos aliados mais próximos de Braga. A nova secretaria foi aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na última quinta-feira (1), e a nomeação do empresário foi publicada no Diário Oficial do Município um dia depois.
A coincidência é que a nomeação de Jesus ocorre em meio a fortes rumores de que a parceria entre David Almeida e Wilson Lima estava chegando ao fim. No mês passado, os dois estiveram juntos em um evento depois de dois meses afastados dos holofotes. Na ocasião, ambos trocaram elogios, mas a jogada de David Almeida pode ter sido um recado claro de que a aliança está por um fio.
Outra informação que circula pelos bastidores é que Almeida, também, deve trabalhar com pessoas ligadas ao senador Omar Aziz (PSD). A expectativa é que a prefeitura receba recursos de emendas parlamentares que chegariam a R$ 400 milhões.
Antes mesmo de confirmar Jesus Alves para a secretaria, um dos braços direitos de David Almeida esteve com ele em Brasília, junto com o senador Eduardo Braga. Ficou sob responsabilidade do secretário de Infraestrutura, Renato Júnior, comandar o encontro.
Natural de Eirunepé, Jesus Alves é empresário no ramo da construção civil e já foi presidente do MDB, de Eduardo Braga. Em 2022, concorreu para o cargo de deputado estadual, onde conseguiu expressivos 33.487 votos.
Após rumores de racha, Wilson Lima e David Almeida rasgam elogios um para o outro
Com orçamento bilionário, David Almeida pede empréstimo de R$ 600 milhões