Manaus, AM – O racha no “casamento” entre David Almeida e Wilson Lima mudou o cenário político local. Na última semana, o prefeito de Manaus esteve com o senador Eduardo Braga em um evento da prefeitura, onde teceu diversos elogios ao senador.
A troca entre os políticos apontou que Almeida e Braga devem formar uma aliança nas eleições municipais. David Almeida tentará se reeleger, enquanto Braga pretende ter o apoio da Prefeitura de Manaus para continuar na cadeira do Senado Federal, nas eleições de 2026.
Nos bastidores da política do Amazonas, a informação que circula é que Almeida será apadrinhado por Braga, pois o mesmo pretende sair do partido Avante. A sigla ganhou força com a eleição do prefeito de Manaus, que conseguiu formar a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus, porém, o cenário agora é outro.
Nas eleições de 2022, Wilson Lima ganhou forças e conquistou o mapa de quase todos os partidos políticos do Amazonas. Agora, o governador do Amazonas é quem detém o maior poder político no Estado, sendo o “chefe” das negociações partidárias.
Por conta disso, David Almeida ficou sem espaço no Avante, prova disso é que a bancada da sigla na CMM agora divide espaço com outra. Com o cenário desfavorável, Almeida deve sair do Avante e buscar um novo partido, porém, todas as siglas que estão “livres” de Wilson Lima não representam a ideologia de Almeida.
O único partido que cabe a David é o MDB de Eduardo Braga, que é considerado um partido de “centro”. Porém, nas últimas eleições, a sigla se uniu com a federação PT, PV e PCdoB para eleger o presidente Lula. Ou seja, a filiação e o apoio de Eduardo Braga ao atual prefeito de Manaus ainda precisaria ser analisada pela federação, pois David Almeida é conhecido por ser bolsonarista.
Leia mais:
Em 6 meses na Aleam, Daniel Almeida já gastou quase R$ 300 mil de dinheiro público