Manaus, AM – Em uma nova pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (18), o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus Amom Mandel (Cidadania) aparece na liderança entre os nomes que já se colocaram à disposição na corrida eleitoral pelo cargo majoritário, deixando para trás a tentativa de reeleição do prefeito David Almeida (Avante). O levantamento foi feito pela Pontual Pesquisa, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09521/2024.
De acordo com os dados do levantamento, até o momento, os pré-candidatos Amom Mandel e David Almeida têm a preferência dos votos dos eleitores de Manaus e podem disputar o 2º turno das eleições municipais. O deputado federal aparece com 29,3% das intenções de voto, seguido por David Almeida com 27,5%. As outras duas posições são ocupadas por Alberto Neto (PL), com 9,1%, e Roberto Cidade (UB) com 9%, o que mostra um empate técnico.
O possível pré-candidato do PT, Marcelo Ramos, também aparece na pesquisa com 6,2%. Vale lembrar que o mesmo ainda não se lançou oficialmente como pré-candidato, uma vez que o diretório do PT ainda não conseguiu definir um nome que vai representar a sigla nas eleições.
Maria do Carmo Seffair (Novo) cresceu no novo levantamento, comparado com o anterior, e apresenta 2,3% das intenções, seguida por Wilker Barreto (Mobiliza) com 2%. Indecisos são 7,2% e Brancos e nulos representam 7,4%.
Com os dados do novo levantamento, é possível definir uma possibilidade de segundo turno na disputa pela cadeira de prefeito de Manaus entre David Almeida e Amom Mandel. A pesquisa avaliou o cenário nesse embate e apontou que o deputado federal sairia vitorioso.
Os eleitores entrevistados que apontaram Amom como escolha representam 49,2% das intenções de voto, enquanto David Almeida obteve 40,3% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos são 8,9% e indecisos 1,6%.
A Pontual Pesquisas entrevistou 1.066 eleitores durante o período de 12 a 16 de abril de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3%, com intervalo de confiança de 95%.
Leia mais: Pré-candidatura de Alberto Neto à Prefeitura não vai se sustentar, diz Coronel Menezes