Manaus, AM- Um supermercado da zona oeste de Manaus foi autuado nesta segunda-feira (15) por vender alimentos vencidos e em condições inadequadas. Durante uma fiscalização da operação “Zero Metanol”, que verifica a segurança sanitária de bebidas alcoólicas, os agentes encontraram aproximadamente 35 quilos de carnes de frango impróprias para consumo, incluindo peças inteiras, filés de peito e filés empanados. A ação ocorreu após uma denúncia feita por uma consumidora no próprio local.
O estabelecimento, que não teve o nome divulgado, irá responder a um Processo Administrativo Sanitário e pode ser multado em valor que varia de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37. A multa máxima pode chegar a aproximadamente R$ 58 mil.
De acordo com Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, as bebidas alcoólicas do mercado estavam regulares, mas a denúncia levou à descoberta dos problemas na seção de congelados. “Constatamos que havia carnes de frango em situação de descongelamento, estando, portanto, impróprias para o consumo”, explicou Celestino.
Os produtos irregulares foram retirados dos expositores e inutilizados no próprio supermercado com uma mistura de sabão e água sanitária, para evitar qualquer reaproveitamento indevido.

Fotos: Divulgação/Semsa
A operação é realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio do Procon municipal, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Guarda Municipal. O foco inicial da “Zero Metanol” é coibir a venda de bebidas adulteradas, mas, como nesta ação, as fiscalizações também atendem a denúncias sobre outros produtos.
A Visa Manaus orienta os consumidores a sempre verificarem o estado de conservação e a data de validade dos produtos, especialmente os perecíveis, e a realizarem denúncias pelo canal oficial da secretaria caso encontrem irregularidades.