Siga nossas redes

Manaus

MP investiga demora em cirurgias ortopédicas na Saúde do AM

Promotoria cobra explicações da SES-AM e do Hospital Adriano Jorge sobre demora nos atendimentos

MP investiga demora em cirurgias ortopédicas na Saúde do AM

MP investiga demora em cirurgias ortopédicas na rede pública do Amazonas - (Foto: Reprodução/ Foto: Amanda Amorim/SES-AM)

MANAUS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu uma investigação para apurar a longa espera por cirurgias, consultas e exames ortopédicos em hospitais da rede estadual. O caso ganhou atenção após denúncias de pacientes que aguardam atendimento há meses, especialmente no Hospital Adriano Jorge, em Manaus.

De acordo com os relatos, muitos pacientes enfrentam atrasos no agendamento de cirurgias pelo Sistema de Regulação (Sisreg), o que tem causado sofrimento e agravamento dos quadros de saúde. Um dos casos que motivou a apuração é o de um homem que sofreu um acidente de moto em 2024 e ainda aguarda uma cirurgia no braço.

A investigação foi instaurada pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, da 58ª Promotoria de Saúde Pública, que determinou o envio de ofícios à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e ao Hospital Adriano Jorge pedindo explicações e um cronograma para a realização dos procedimentos pendentes.

Segundo a promotora, o MPAM quer garantir que o direito à saúde e ao atendimento digno seja respeitado.

“Os casos mostram uma demora excessiva, que prejudica os pacientes e fere o direito constitucional de acesso à saúde. O Ministério Público está acompanhando para que o Estado adote medidas concretas e assegure um atendimento mais humano à população”, afirmou Luissandra Menezes.

*Com informações da Assessoria

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 12 =

Mais em Manaus