Manaus, AM – A 25 dias de completar um ano de paralisação do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinho, no Núcleo 3 da Cidade Nova, zona Norte de Manaus, a reforma da UBS parece ainda estar longe de ser finalizada.
Orçada em R$ 2.426.902,77, conforme o contrato Nº 001/2023, a obra tinha o prazo de 180 dias para a conclusão da obra pela empresa São José Construtora de Edifícios (CNPJ 34.126.311/0001-13).
Nessa sexta-feira (5), a reportagem do Portal Norte em Foco visitou o local, por volta das 15h40, mas não havia sinais de que a obra estava em andamento.
Tapumes foram colocados ao redor do muro, impedindo que a população veja o andamento da obra no prédio, que ocupa apenas o térreo, se é que a reforma está em andamento.
Sem outro lugar mais próximo para conseguir atendimento, os moradores precisam ir até a UBS Augias Gadelha, no Conjunto Ribeiro Júnior, USF Fátima Andrade e USF Arthur Virgílio Filho.
A autônoma Marayza Oliveira, de 28 anos, moradora do Núcleo 4 há mais de 15 anos, diz que a demora na entrega da UBS prejudicou a realização dos exames dela e dos dois filhos, de 8 e 10 anos. A moradora culpa o prefeito David Almeida (Avante) pela demora para a UBS voltar a funcionar.
“Para conseguir uma consulta nessa UBS era preciso vir de madrugada, demorava, às vezes não conseguia e tinha que voltar outro dia, mas pelo menos funcionava. Agora estamos sem e não temos o quer fazer a não ser esperar pela boa vontade do prefeito”, disse Marayza.
Veja as imagens:
No local, também, funcionava o Laboratório Distrital Professor Manoel Bastos Lira, que também está em reforma.
Leia mais:
- Por indícios de má gestão, David Almeida precisará explicar às autoridades sobre o não pagamento do Fundeb
- David Almeida se esquiva das críticas da CMM e aumenta cobrança da tarifa do Zona Azul