
Aeronave caiu nas águas do rio Andirá - Foto: Divulgação
Barreirinha, AM – Um piloto, ainda não identificado, sobreviveu após a queda do avião monomotor que pilotava na manhã desta terça-feira (7) no rio Andirá, próximo à comunidade quilombola São Paulo do Açu, na zona rural de Barreirinha, município a 331 quilômetros de Manaus.
O piloto, que era o único ocupante da aeronave do modelo Seawind 3000, foi resgatado com vida por moradores da região. Em vídeos gravados por testemunhas, é possível ver o momento em que ele é ajudado a sair da água e embarcar em uma voadeira, aparentando estar consciente e conseguindo se movimentar.
De acordo com informações repassadas à Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o piloto relatou que a aeronave sofreu uma pane no motor enquanto sobrevoava a área em baixa altitude, o que teria provocado a queda por volta das 8h da manhã. Ele sofreu apenas escoriações leves e não precisou ser hospitalizado.
Equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha foram acionadas para acompanhar a ocorrência. As autoridades vão verificar possíveis impactos ambientais e coordenar a remoção da aeronave, que ficou parcialmente submersa nas águas do rio.
As causas exatas do acidente serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e demais autoridades competentes.
ASSISTA AOS MOMENTOS DO RESGATE:
Avião cai no Rio Andirá, em Barreirinha; piloto é socorrido pic.twitter.com/uqrs0RqbkT
— Norte Em Foco (@norteemfoco) October 7, 2025
Piloto é resgatado após queda de aeronave em rio de Barreirinha pic.twitter.com/TLl2uXUCJg
— Norte Em Foco (@norteemfoco) October 7, 2025
Leia mais:
- Vereadores de Manaus cobram posicionamento da Câmara após prisão de colega por suspeita de ‘rachadinha’
- Comitê protocola pedido de cassação do mandato do vereador Rosinaldo Bual na CMM








