Um incêndio de grandes proporções está consumindo ao menos três balsas na manhã desta quinta-feira (9), no Rio Amazonas, próximo à Comunidade Costa do Jatuarana, zona rural de Manaus. Duas das embarcações atingidas estavam carregadas com cerca de de combustível ( de gasolina e de diesel).
Informações preliminares apontam que o incêndio começou durante uma ação criminosa de piratas do rio. O grupo interceptou as balsas de combustível, rendeu os tripulantes e os trancou em um camarote enquanto tentava transferir a carga para uma terceira embarcação.
Contudo, durante o transbordo do combustível, o incêndio começou, forçando os criminosos a fugir. Ao perceberem o fogo, os tripulantes conseguiram arrombar a porta do camarote, se libertar e liberar o empurrador principal, usando-o para escapar das chamas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) foi acionado e está no local enfrentando o fogo. Devido à imensa quantidade de combustível a bordo, a situação é de alto risco.
Os bombeiros estimam que a carga pode ocasionar uma mega explosão com potencial destrutivo de até de alcance ao redor, tornando o trabalho de combate às chamas extremamente perigoso.
A prioridade é isolar a área e resfriar as embarcações para evitar a tragédia. O tráfego fluvial no trecho está comprometido.
— Norte Em Foco (@norteemfoco) October 9, 2025
Leia mais:
- Manaus está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro
- Prefeita de Maués é investigada pelo TCE-AM por contratação irregular sem licitação








