Manaus, AM – A Prefeitura de Manaus, em parceria com órgãos de segurança e especialistas, está acompanhando a descida do rio Negro, que marca o início da vazante deste ano. A ação tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas que frequentam a praia do complexo turístico Ponta Negra. Nesta terça-feira, 10 de setembro, o nível do rio Negro foi registrado em 17,47 metros, conforme dados do porto de Manaus.
Para assegurar as condições de balneabilidade, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), solicitou ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) um laudo técnico. Esse relatório avalia o comportamento natural do leito do rio, considerando as variações do nível das águas, tanto na cheia quanto na vazante.
No ano de 2023, a praia foi interditada por medida de segurança em 2 de outubro, quando o rio atingiu a cota mínima de 16 metros, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) em 2013. O TAC estabelece normas de uso seguro da praia e determina que novas interdições podem ocorrer caso os relatórios técnicos indiquem condições impróprias para o uso recreativo da área.
Atualmente, a Prefeitura de Manaus, junto com o Corpo de Bombeiros e o SGB, realiza vistorias e análises preventivas para garantir que o uso da praia seja seguro durante todo o período de vazante.
(*) Com informações da Semcom