Vaticano – O Papa Francisco, líder da Igreja Católica da Argentina, que recentemente celebrou a conquista da oitava Bola de Ouro por Lionel Messi, surpreendeu a todos ao revelar sua preferência por outro ícone do futebol: o brasileiro Pelé. Durante uma entrevista conduzida por Gianmarco Chiocci, diretor do telejornal Tg1 da Itália, no Vaticano, o Papa abordou essa preferência pessoal, citando tanto Messi quanto Maradona.
A entrevista abordou diversos temas, incluindo a guerra no Oriente Médio, antes de Chiocci questionar o Papa sobre sua escolha entre Messi e Maradona após a oitava Bola de Ouro de Messi.“Eu direi um terceiro: Pelé. São os três que acompanhei”, afirmou o Papa Francisco.
O pontífice justificou sua escolha ao explicar que, embora Maradona tenha sido um grande jogador, ele teve suas falhas como ser humano. “Coitado, escorregou, com a corte de quem o louvava e não o ajudava”, comentou.
Sobre Lionel Messi, o Papa o descreveu como “corretíssimo” e um “cavalheiro”, mas destacou Pelé como o “verdadeiro cavalheiro” e “um homem de coração”. O Papa ainda compartilhou uma experiência pessoal: “Eu falei com Pelé, uma vez o encontrei no avião quando estava em Buenos Aires e nos falamos. [Era] um homem de uma humanidade assim, tão grande”
O Papa Francisco enfatizou que os três jogadores são notáveis em suas próprias maneiras, cada um com suas características únicas. “Cada um com a sua especificidade. Messi é forte nesse momento e Pelé era forte”, concluiu.
(*) Com informações do BNC
Leia mais:
Messi ganha a Bola de Ouro pela oitava vez e Vini Jr é destaque em premiação