Manaus, AM – O deputado federal Adail Filho (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 3855 que proíbe o Poder Público de contratar empresas jornalísticas, agências, sites, blogs e portais que já tenham propagado material comprovadamente falso.
Segundo o parlamentar, a propositura visa combater a produção de fake news e combater a desinformação. “O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) publicou um estudo afirmando que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. Infelizmente muitos veículos usam essa artimanha para conseguir mais visualizações e alcançar mais pessoas. Precisamos dar um basta nisso e diminuir a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”.
O deputado ainda defendeu o jornalismo que preza pela credibilidade dos fatos e afirmou não ser contra o emprego do dinheiro público em provedores de conteúdos sérios.
“Temos excelentes portais e veículos de comunicação que trabalham com seriedade. Esses merecem nosso reconhecimento pelo trabalho de excelência. Mas infelizmente existem veículos que crescem propagando informações falsas e não podemos permitir que esses continuem crescendo com o dinheiro público”.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Zambelli é multada em R$ 30 mil por fake news sobre manipulação de urnas