Coari, AM – O candidato à Prefeitura de Coari, interior do Amazonas, Dr. Raione Cabral (Mobiliza), foi preso, na manhã desta quarta-feira (2), após fazer uma “chuva de dinheiro” em uma praça pública no município. A prisão foi feita pela Polícia Federal (PF) como parte da Operação Eleições 2024, que visa reprimir crimes eleitorais.
Vídeos do ocorrido, amplamente compartilhados em grupos de WhatsApp, mostram o momento em que Cabral é escoltado por agentes da Polícia Federal até uma viatura. No caminho, ele acena para populares, gesto que muitos interpretaram como uma atitude de deboche diante da situação. Nas imagens, também, é possível ver o candidato jogando várias cédulas de dinheiro para os eleitores que se encontravam no local.
A detenção de Raione Cabral ocorreu com base na Legislação Eleitoral Brasileira, que proíbe qualquer tipo de distribuição de dinheiro, bens ou vantagens a eleitores com o intuito de obter votos. A prática, conhecida como “compra de votos”, é um crime grave e pode levar à inelegibilidade do candidato, além de outras penalidades previstas em lei.
A prisão de Cabral intensificou o clima de tensão no município de Coari, onde as eleições são aguardadas com expectativa.
Assiste ao vídeo: