Siga nossas redes

Eleições 2024

Evany Nascimento fica impressionada com o Coletivo de Mulheres Apurinã

Evany Nascimento fica impressionada com o trabalho do Coletivo de Mulheres Apurinã e a preservação da cultura ancestral na comunidade

Evany Nascimento fica impressionada com o Coletivo de Mulheres Apurinã

Foto: Divulgação/ Assessoria

Manaus, AM – A candidata a vereadora de Manaus, Evany Nascimento (PSOL), participou de um desfile no dia 14 de setembro na Comunidade Kairiku Apurinã, localizada no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus, para prestigiar o trabalho do Coletivo de Mulheres Apurinã.

O desfile foi fruto de uma oficina de pintura em camisas, promovida pelo Coletivo de Mulheres. O evento proporcionou uma imersão na cultura Apurinã, destacando-se pela culinária, artesanatos e, especialmente, pelas camisas pintadas à mão. A Profa. Evany ressaltou o impacto educacional do trabalho das mulheres, que resgatam os grafismos tradicionais, aplicando-os tanto em pinturas corporais quanto nas roupas. “A importância da comunidade a partir do núcleo familiar” foi um ponto que ela destacou, observando que tudo gira em torno da família, anciãos, jovens e crianças, fortalecendo a ancestralidade.

A Profa. Evany também falou sobre a necessidade de políticas públicas que apoiem esses espaços culturais: “Precisamos estruturar e ampliar os espaços que preservam a cultura, a língua e os rituais em contextos urbanos”. A candidata expressou sua gratidão pelo convite e ressaltou o sentimento de coletividade que presenciou. “Estou feliz por participar de um momento de coletividade intensa”, afirmou.

Além disso, a Profa. Evany comemorou a oportunidade de adquirir produtos artesanais diretamente das artesãs, especialmente as camisas com grafismos feitos à mão, que ela chamou de “preciosidade”. Para ela, o evento foi mais do que uma celebração cultural, sendo um momento de fortalecimento e aprendizado. “Foi uma oportunidade de fortalecer o espírito com aprendizados de uma cultura tão rica, mas que sofre com as mazelas da sociedade”, comentou. Ela concluiu dizendo que o Coletivo de Mulheres Apurinã “se tornou uma inspiração de luta e resiliência para mim nessa caminhada de construção de uma candidatura popular”.

(*) Com informações da Assessoria

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Eleições 2024