A gestão David Almeida foi a que mais criou vaga em creches municipais nos últimos 16 anos. Em menos de quatro anos de mandato, o prefeito criou 5,3 mil vagas para beneficiar crianças da rede municipal de ensino, superando seus antecessores. A comparação serve para reforçar que crescimento deve ser feito com planejamento e responsabilidade.
“Compramos mil vagas com as creches do Sesi, abrimos vagas com a Fazenda da Esperança, construímos, eu tinha 19 creches, hoje são 30 creches, a meta é ter 50. Em três anos, criamos 5,3 mil vagas. Fiz mais do que os que me antecederam. Sei que é preciso fazer mais, mas se faz com o planejamento, com propostas concretas e acima de tudo com responsabilidade em prometer”, disse David Almeida (Avante) durante entrevista à rádio Difusora.
Manaus foi a cidade que mais avançou “pós-pandemia”, com a reforma de 560 escolas. A capital também saiu do 13º lugar no ranking de capitais, para o 5º lugar, destacando o avanço no índice de ensino da rede municipal. A proposta de implementar 40 mil alunos em escolas de tempo integral no próximo ano reflete seu compromisso com uma educação de qualidade.
Vender ilusão
Em entrevista à rádio Difusora, David foi questionado sobre o posicionamento do adversário que prometeu 50 mil vagas em creches na rede de ensino municipal, dessas, dez mil em parceria público-privada.
“As creches particulares em Manaus, todas as que temos hoje, elas têm 5,9 mil vagas. Ele está oferecendo mais 10 mil. Estão prometendo 50 mil vagas [ao todo] para o ensino infantil. Só se a Fametro for fechar e vai virar creche lá, só se for isso. Eles ainda não explicaram e não têm essas vagas que eles estão prometendo na rede privada”, ressaltou.
David classifica a proposta como uma “venda de ilusões”, apontando que a realidade da rede particular de ensino na cidade não suporta tal demanda. Com apenas 5, 9 mil vagas disponíveis nas creches privadas, a promessa de 10 mil vagas adicionais se torna não apenas irrealista, mas também enganosa.
“Ficar usando o programa de televisão para prometer o que não pode cumprir, criar e vender ilusões de 50 mil vagas em creche. Não existe essa demanda e outra, não existe a demanda e não existe a oferta na rede particular. É falta de conhecimento e de preparo, o que acaba iludindo o eleitor”, finaliza.