Manaus, AM – Uma revolução nos serviços públicos e na infraestrutura de Manaus. Mais de 361 escolas e 92 UBSs reconstruídas, 3,5 mil ruas recapeadas e outras 2,5 mil recuperadas, 402 ônibus novos e com ar condicionado, 12 mil refeições gratuitas por dia pelo Prato do Povo são algumas das credenciais que o prefeito David Almeida apresenta ao eleitor nas eleições deste domingo (6/10) na busca pela renovação do mandato.
“Tenho certeza que estamos entregando uma Manaus muito melhor daquela que recebemos, os números, as entregas, as realizações por toda cidade são prova disso. Estou feliz, mas não satisfeito, por isso queremos seguir fazendo muito mais”, destaca o prefeito e candidato à reeleição David Almeida. Nesta campanha, o prefeito se preocupou em apresentar os resultados da gestão e as propostas para um segundo mandato.
Reestruturação
Em áreas como educação, saúde e assistência social, David Almeida se preocupou em implantar políticas públicas integradas. Na saúde, reformou 92 UBSs, valorizou os servidores, deu atenção especial aos idosos, crianças e mulheres, ações que ampliaram a cobertura da atenção básica de 47% para 89,5%, tornando Manaus a capital com a melhor atenção primária.
Na educação, valorização dos técnicos-administrativos e professores, com chamamento de concursados, pagamento de benefícios, como as progressões; reforma de 361 escolas, garantia de uma merenda escolar de qualidade aos alunos. O resultado veio com a melhor nota da história que Manaus já teve na educação básica.
Na infraestrutura, mobilidade e no transporte público, David Almeida destaca o Programa ‘Asfalta Manaus’, o alargamento de vias, construção de novos viadutos. E por esse sistema viário revitalizado, que também ganhou semáforos inteligentes, passa um renovado sistema de transporte coletivo, com 402 ônibus novos, com ar condicionado e câmeras de segurança.
Turismo e lazer
Além dos serviços básicos e de uma melhor mobilidade urbana, o prefeito, candidato à reeleição pela Coligação “Avante, Manaus” (união dos partidos Avante, PSD, MDB, DC e Agir), investiu na criação de novas áreas de lazer na capital amazonense: Casa de Praia Zezinho Correa, no Complexo Turístico Ponta Negra; o Complexo Turístico Lúcia Almeida, no Centro Histórico da cidade; Parques Amazonino Mendes e Gigantes da Floresta; a primeira praça molhada, no bairro Morro da Liberdade.
Além desses equipamentos, que servem ao lazer da população, mas também ao fomento do turismo, a gestão David Almeida constroi o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, que funcionará como mirante do Encontro das Águas.
Novos projetos
Para um segundo mandato, David Almeida planeja seguir a reestruturação das áreas da saúde, educação, investimentos em novas vias, na maior renovação do transporte coletivo, a sequência da implantação do maior plano habitacional da história de Manaus, com 17 mil novas moradias.
Entre as novidades prometidas para os próximos quatro anos, estão a construção do primeiro hospital municipal, novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro Especializado em Reabilitação, implantação de um laboratório de prótese dentária, unidade móvel de vacinação, entre outras ações na saúde.
Na educação, ampliação das ações de reestruturação que elevaram a nota da educação básica medida pelo Ministério da Educação, criação de mais 6 mil vagas de creche, construção da Cidade do Autista. Na assistência social, mais Pratos do Povo, com alimentação gratuita e de qualidade. E no meio ambiente, continuidade da despoluição da bacia do Mindu, entre outras medidas previstas para as demais áreas.
Leia mais: