Brasil – Darci Alves Pereira, condenado pelo homicídio do renomado ativista ambiental Chico Mendes, assumiu a liderança do Partido Liberal (PL) em Medicilândia, município localizado no interior do Pará. A informação foi divulgada pelo O ECO.
A cerimônia de posse de Darci Alves ocorreu em 26 de janeiro na Câmara de Vereadores de Medicilândia, contando com a presença do deputado estadual Rogério Barra (PL-PA), que atua como secretário-executivo do partido.
Conhecido como Pastor Daniel, Darci Alves, além de assumir a presidência do PL, anunciou sua pré-candidatura ao cargo de vereador de Medicilândia por meio das redes sociais.
O município de Medicilândia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população de 27.094 habitantes e um salário médio mensal dos trabalhadores de 2,2 salários mínimos.
Entenda o caso
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, foi assassinado com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988. Natural de Xapuri, estado do Acre, Mendes era reconhecido por sua atuação em defesa do meio ambiente e dos direitos das comunidades da floresta.
Os responsáveis pelo homicídio, o fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho Darci Alves Ferreira, foram condenados a 19 anos de prisão em 1990. No entanto, conseguiram fugir da prisão em 1993, sendo recapturados somente em 1996. Darly Alves foi posteriormente beneficiado com prisão domiciliar em 1999, enquanto Darci Alves passou ao regime semiaberto no mesmo ano.
Leia mais:
- Por porte ilegal de arma, Valdemar Costa Neto é preso em operação da PF
- Carlos Bolsonaro alega sofrer ameaças após perder porte de armas
- Bolsonaro se torna réu por incitação ao crime de estupro