Manaus, AM – A Polícia Federal investiga uma invasão e ameaças em uma aldeia Kanamari, na região do Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. O início das investigações se deu após uma denúncia.
A região é a mesma onde Bruno Pereira e Dom Phillips foram assassinados, em junho de 2022. As fiscalizações foram iniciadas com apoio da segurança pública do Amazonas.
De acordo com as denúncias das lideranças indígenas Kanamari do Vale do Javari, a aldeia foi invadida por homens armados. O caso ocorreu no último domingo (16), quando os criminosos chegaram na aldeia em um bote de alumínio, segundo os indígenas. Ainda segundo eles, os homens falavam espanhol e fizeram ameaças de morte a uma liderança da aldeia.
Conforme o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, uma carta foi enviada à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os Kanamari pediram a presença urgente da PF, da Funai e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na região onde ocorreram as ameaças.
Leia mais: