Um iate de três andares identificado como Igaraporanga que saiu de Manaus, tombou para o lado esquerdo nessa quarta-feira (5), assustando passageiros que estavam a bordo, nas águas do rio Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. A embarcação estava ancorada próximo à orla da cidade, mas, quando começou a adernar — ou seja, inclinar — de forma repentina.
O incidente foi registrado em vídeos e fotos que circularam rapidamente nas redes sociais, chamando atenção pela dimensão do barco e pelo risco de naufrágio. A embarcação, segundo informações locais, é usada tanto para viagens turísticas quanto para uso particular em rotas que ligam Manaus a Santarém, uma das travessias fluviais mais movimentadas da Amazônia.
De acordo com nota divulgada pela Marinha do Brasil, o caso é tratado como um “naufrágio parcial”. O Igaraporanga iniciou viagem em Manaus e tinha como destino final a cidade de Belém (PA).
“A embarcação iniciou o trajeto em Manaus (AM) e seguiria até Belém (PA). Não houve vítimas fatais ou feridos, nem foram observados indícios de poluição ambiental”, diz nota.
Para evitar que a embarcação fosse a pique, os passageiros foram retirados em segurança e levados para terra, enquanto a tripulação colocou boias na lateral e providenciou mangueiras e bomba de sucção para escoar a água que entrou no iate após ele inclinar.
Equipes da Capitania Fluvial de Santarém foram deslocadas até o local para realizar os procedimentos de segurança e vistoria da estrutura do iate. Técnicos avaliaram os riscos de vazamento de combustível, o estado de estabilidade do casco e possíveis danos à embarcação.
As causas e circunstâncias do incidente serão apuradas em Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação.
— Norte Em Foco (@norteemfoco) November 6, 2025
Leia mais:
- Incêndio consome casa durante temporal na Zona Leste de Manaus
- Lula lança em Belém fundo para preservação de florestas tropicais









