
Muro de base aérea desaba durante forte chuva em Manaus
Imagens registradas por moradores mostram o momento em que parte do muro da Base Aérea da Vila Militar Ajuricaba cedeu com a força da água durante uma forte chuva no bairro São Lázaro, na Zona Sul de Manaus, neste sábado (31)
Segundo relatos da comunidade, a água desceu com intensidade pelo local e, no momento do rompimento do muro, invadiu ruas e residências próximas.
Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), informou que uma vistoria foi realizada no local para avaliação dos danos e adoção das providências necessárias.
A dona de casa Greiciane Silva contou que a situação aconteceu de forma repentina. “Foi água correndo pra tudo que é lado no momento que caiu o muro”, relatou.
De acordo com os moradores, não é a primeira vez que o muro da vila militar cede na região. Eles afirmam que, sempre que isso ocorre, a força da água que sai da área da base é tão intensa que invade casas e causa diversos prejuízos aos moradores do bairro.
Além das residências, a Igreja São Joaquim e a Igreja Santa Ana também ficaram alagadas. Segundo o padre Flávio Enache, a enxurrada provocou danos à estrutura dos espaços religiosos.
A comunidade cobra uma obra definitiva no muro e a implantação de um sistema de drenagem adequado para evitar novos alagamentos. Enquanto isso não acontece, o medo dos moradores é que as próximas chuvas provoquem novos danos e prejuízos.
Muro da Base Aérea de Manaus desaba durante forte chuva pic.twitter.com/ekgUnmmuaW
— Norte Em Foco (@norteemfoco) February 1, 2026
Leia mais:









