Um vídeo obtido pelo portal TMZ Sports mostra o momento exato em que o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Antônio Pizzonia agride fisicamente um homem durante uma competição de kart no Texas, Estados Unidos, no último sábado (10). As imagens, registradas no Speedsportz Racing Park, durante a etapa do Superkarts USA Winter Series — evento do qual seu filho participava —, mostram a agressão que levou à prisão do amazonense por “agressão com lesão corporal”.
Nas sequências, é possível ver um homem discutindo com o filho de Pizzonia. Em seguida, o ex-piloto, visivelmente alterado, corre em direção ao adulto, desfere um chute e um soco, iniciando uma confusão que exigiu a intervenção de outras pessoas presentes. Após a agressão, Pizzonia continua discutindo com a vítima até ser contido.
Prisão e justificativa do ex-piloto
O ex-piloto foi detido e fichado pelas autoridades texanas logo após o incidente. Ele foi liberado horas depois, após pagamento de fiança. Na noite de segunda-feira (12), Pizzonia se manifestou em suas redes sociais: “Estou bem. Estou em casa. De fato, houve um episódio no qual, hoje, eu teria reagido de forma diferente. Naquele momento, entendi que meu filho, uma criança, estava sendo coagido por outro adulto e, instintivamente, o defendi”.
Até o momento, não há uma versão oficial detalhada do ocorrido nem a identidade do homem agredido foi divulgada. As autoridades locais ainda investigam o caso, que pode levar a ações judiciais.
Trajetória na Fórmula 1
Natural de Manaus, Antônio Pizzonia, 43, é um dos 33 brasileiros que competiram na Fórmula 1. Estreou em 2003 pela equipe Jaguar, onde ganhou o apelido de “Jungle Boy”. Após ser dispensado, atuou como piloto de testes e substituto na Williams em 2004 e 2005, substituindo Ralf Schumacher em quatro corridas e Nick Heidfeld em outras cinco. Ao todo, disputou 20 Grandes Prêmios na categoria.
Após deixar a F1, correu na Stock Car brasileira até 2010, quando encerrou a carreira. O incidente nos EUA traz o ex-piloto de volta aos holofotes de forma indesejada, agora envolvido em um caso de violência fora das pistas.
Leia mais: