Siga nossas redes

Economia

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus deve superar 2 milhões de unidades em 2026

Projeções indicam crescimento de 4,5% na fabricação; setor encerra 2025 com melhor desempenho desde 2011 e consolida PIM como maior polo de duas rodas fora da Ásia

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus deve superar 2 milhões de unidades em 2026

Unidade fabril da Honda em Manaus (AM) deverá receber novos modelos, como híbridos e elétricos — Foto: Divulgação | Honda

Manaus, AM – O Polo Industrial de Manaus (PIM) deve alcançar a marca histórica de 2,07 milhões de motocicletas produzidas em 2026, segundo projeções divulgadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O volume representa um crescimento de 4,5% em relação às 1.980.538 unidades fabricadas em 2025, consolidando a trajetória de expansão do setor e reforçando a posição estratégica do polo amazonense no cenário global.

As estimativas para o próximo ano também apontam para 2,3 milhões de emplacamentos no varejo (alta de 4,6%) e 45 mil unidades exportadas (crescimento de 4,4%). Os dados foram apresentados nesta semana durante balanço do desempenho do setor.

2025: ano de recordes históricos

O setor encerrou 2025 com resultados expressivos, registrando o melhor desempenho desde 2011 e o terceiro maior da história da indústria nacional. A produção cresceu 13,3% em relação a 2024, totalizando quase 2 milhões de motocicletas fabricadas.

No varejo, as vendas também bateram recorde, com 2.197.851 unidades licenciadas, um aumento de 17,1% sobre o ano anterior. As exportações fecharam em alta de 39,1%, com 43.117 motos enviadas ao exterior.

“Os números refletem uma demanda aquecida, impulsionada pela mobilidade urbana e pelo uso profissional das motocicletas, além da confiança do consumidor e do robusto ecossistema produtivo que temos no PIM”, afirmou Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Destaque para dezembro e perfil da produção

Em dezembro de 2025, a indústria registrou o segundo melhor desempenho para o mês, com 129.709 unidades produzidas (alta de 4,7%). A categoria Street liderou a produção, respondendo por 53,9% do total (69.894 unidades), seguida pelas modelos Trail (24.537) e Motoneta (18.200).

No varejo, o mês teve o melhor resultado para dezembro desde 2011, com 193.219 emplacamentos.

PIM: um gigante global sobre duas rodas

O Polo Industrial de Manaus concentra quase a totalidade da fabricação nacional de motocicletas e figura entre os seis maiores polos produtores do mundo, sendo o maior fora do eixo asiático. O segmento gera 20,6 mil empregos diretos em Manaus e mais de 150 mil postos de trabalho em toda a cadeia nacional.

“As projeções para 2026 reforçam o papel estratégico do PIM não apenas para a economia regional, mas para o Brasil, consolidando nossa posição em um mercado global competitivo”, destacou Bento.

Além das motos, o polo também se destaca na produção de bicicletas, setor no qual o Brasil ocupa a quarta posição mundial, com cerca de 500 mil unidades fabricadas anualmente no PIM.

Zona Franca de Manaus é um exemplo de política que está aí há 60 anos e não se faz uma avaliação séria dos benefícios’, diz pesquisadora do Insper — Foto: Divulgação/Suframa

O desempenho do setor é acompanhado de perto pelo governo do Amazonas e por entidades empresariais, que enxergam na manutenção de incentivos e em políticas de inovação o caminho para sustentar o crescimento e a geração de emprego e renda na região Norte.

Leia mais:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + oito =

Mais em Economia