Manaus, AM – O estado do Amazonas ocupa a terceira posição no ranking dos estados brasileiros mais violentos, conforme dados revelados, hoje, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022.
De acordo com o Anuário, o Amazonas registra uma taxa de 38,8 mortes violentas intencionais (MVI) por 100 mil habitantes, abrangendo casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial.
Os números absolutos apontam que o estado registrou 1.531 mortes violentas em 2022, apresentando uma queda de 9,3% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 1.672 mortes violentas.
A capital Manaus, também, está no foco das estatísticas, ocupando a 23ª posição entre as 50 cidades mais violentas do país, com uma taxa de 53,4 mortes por 100 mil habitantes.
O cenário nacional é alarmante, com o Brasil atingindo a marca de 47.508 mortes violentas intencionais em 2022. Essa categoria inclui casos de homicídios dolosos, feminicídios, assassinatos de policiais, roubos seguidos de morte, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais. Esse número é o segundo maior desde 2011, primeiro ano da série histórica monitorada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
(*) Com informações do g1
Leia mais: