Manaus, AM – Na última segunda-feira (14), membros da comissão técnica do Nacional Futebol Clube foram vítimas de insultos xenófobos por parte de torcedores do Bahia de Feira. O time amazonense foi à Feira de Santana-BA, pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, onde foi derrotado por 2 a 0.
Nas redes sociais, o clube emitiu uma nota onde relatou o episódio de preconceito. Segundo a nota, a torcida ofendeu a comissão técnicas usando palavras pejorativas, como “índios” e “comedores da selva”. O clube ressaltou que comportamentos como esses não devem ser normalizados no futebol.
“Entendemos que nada justifica o preconceito à região mais diversificada do país e dona de uma cultura inigualável. Costumeiramente, o futebol amazonense sofre esse tipo de ataque de pessoas que desconhecem a forma de viver dos também brasileiros cidadãos de uma região do país que os próprios habitam”, diz um trecho da nota.
A direção do Nacional Futebol Clube vem a público repudiar o episódio ocorrido na última segunda-feira (14), no jogo entre Bahia de Feira e Nacional, válido pela ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. + pic.twitter.com/3KfCpNCfsZ
— Nacional Futebol Clube (@NacionalFC1913) August 15, 2023
O Nacional, ainda, ponderou é contra qualquer tipo de movimento preconceituoso e lamentou o ocorrido, pedindo respeito a cultura e povo amazonense. “O Nacional FC se esforça para manter vivo o orgulho de uma história centenária do clube mais vezes campeão do nosso estado do Amazonas”, destacou.