Rio de Janeiro, RJ — Na esteira de sua inesperada eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores pelo Olimpia, com uma derrota decisiva de 3 a 1 em Assunção, o Flamengo encontrou uma tempestade de protestos de sua torcida ao desembarcar na madrugada de sexta-feira no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
Aproximadamente 40 fervorosos apoiadores se reuniram no aeroporto para expressar seu descontentamento, com seus cantos de “time sem vergonha!” e “acabou o amor, isso aqui vai virar um inferno” ecoando pelo terminal. Conforme os jogadores desembarcavam, um cordão de segurança rigoroso foi formado para manter distância entre os fãs indignados e a entrada do ônibus que os aguardava. O time embarcou apressadamente em meio a protestos visíveis e projéteis lançados.
As tensões se acirraram em um determinado momento, exigindo a intervenção da polícia militar para evitar confrontos, com o uso de spray de pimenta para dispersar os torcedores insatisfeitos. Lamentavelmente, o spray de pimenta também afetou espectadores não relacionados que estavam presentes no aeroporto.
A chegada dos jogadores do Flamengo ao Rio teve protesto de torcedores no Galeão. A PM para dispersar fez uso de spray de pimenta, retribuído com latinhas cheias. #gefla pic.twitter.com/OFdNeJrd2a
— Ronald Lincoln (@ronaldlincoln) August 11, 2023
O ônibus do time encontrou dificuldades para sair do local devido a uma onda de torcedores apaixonados que o cercaram, impedindo seu progresso e culminando em empurrões e tumultos. As forças de segurança novamente recorreram ao spray de pimenta para conter a manifestação, enquanto alguns fãs chegaram até a sentar-se na pista, obstruindo o caminho. Desde o embarque dos jogadores no ônibus até sua partida dos arredores do aeroporto, todo o processo levou cerca de 40 minutos.
Pouco tempo depois de a via finalmente ser liberada para a partida do ônibus, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, deixou o aeroporto sozinho, cercado por pessoal de segurança. Alguns torcedores persistentes aproveitaram a oportunidade para direcionar suas frustrações ao executivo. Em uma partida apressada, Landim deixou o local em um veículo particular.
Esta saída prematura da Copa Libertadores se soma a uma crescente lista de decepções em uma temporada repleta de contratempos. As esperanças do Flamengo foram frustradas nas semifinais da Copa do Mundo, e eles também cederam os títulos da Supercopa do Brasil (para o Palmeiras) e da Recopa Sul-Americana (para o Independiente del Valle). Além disso, seu desempenho no Campeonato Carioca os deixou na sombra do Fluminense, garantindo a posição de vice-campeões. Além disso, a equipe está atualmente 13 pontos atrás dos líderes do Botafogo no Brasileirão, enquanto se encontram nas semifinais da Copa do Brasil.
A equipe está programada para retornar ao campo no domingo, enfrentando o São Paulo às 18h30 (Horário de Brasília) no estádio do Maracanã.
(*) Com informações do ge