Brasil – Em busca de uma forma descontraída de se manterem concentrados durante o expediente, profissionais de diferentes áreas têm aderido a uma divertida tendência: deixar recados em papéis colados em seus ambientes de trabalho. A ideia, que ganhou popularidade nas redes sociais, tem como objetivo trazer um pouco de diversão ao cotidiano profissional.
Frases engraçadas e bem-humoradas têm sido coladas nas cadeiras dos escritórios, com mensagens como: “Orem por mim que hoje ‘tô’ só por um milagre”, “Não me chame para um café (pois eu irei)” e “Por favor, não fale comigo (sou tagarela e me distraio fácil)”. A “trend” surgiu como uma maneira de interação entre as pessoas que retornaram aos escritórios, proporcionando uma espécie de “tag” física que poderiam ter em suas conversas virtuais no WhatsApp.
A psicóloga Tallita Kemmer, especialista em desenvolvimento organizacional da Merkis, explica que a brincadeira surgiu como uma forma de criar um ambiente mais leve e descontraído. “Depois que voltamos a trabalhar nos escritórios, as pessoas estão buscando maneiras de interagir e se divertir. Essa tendência das plaquinhas é uma forma de promover essa interação de maneira presencial”, comenta Kemmer.
A popularidade da tendência pode ser comprovada pela quantidade de engajamento que ela tem recebido nas redes sociais. Um vídeo publicado pelo Cubo Itaú, espaço de fomento ao empreendedorismo digital, recebeu mais de 350 mil curtidas no Instagram até o momento. Comentários como “Vou fazer uma frase por dia”, “exatamente o que eu diria no trabalho” e “tem horas que só assim” demonstram a identificação dos internautas com a proposta das plaquinhas.
Profissionais de diferentes áreas e regiões do país aderiram à brincadeira. Em São Paulo, a médica residente Nicole Garrido escreveu recados baseados em suas próprias características e nos hábitos de suas colegas de trabalho. Já em Londrina, funcionários da Eco Soluções Biológicas colocaram em suas plaquinhas frases que representam a correria do dia a dia de suas funções.
Apesar do clima descontraído, especialistas alertam que é preciso ter bom senso ao aderir à tendência. Ligia Oliveira, especialista em Gestão de Marca Empregadora na Cia de Talentos, destaca a importância de considerar o ambiente e a cultura da empresa antes de utilizar as plaquinhas. “Essas brincadeiras podem contribuir para um clima mais leve e engajar as pessoas, desde que haja um ambiente propício e uma cultura organizacional que permita esse tipo de interação”, afirma Oliveira.
(*) Com informações do g1
Leia mais:
Mulher viraliza após ir em loja e pagar o dobro do preço por uma roupa da Shein