Iranduba, AM – Moradores carregaram suas casas de áreas de risco após deslizamentos destruírem três residências desde a última sexta-feira (18), na comunidade Jandira, localizada à margem do Rio Solimões em Iranduba, no Amazonas. Com apoio da Defesa Civil, cinco famílias conseguiram, transferir suas moradias para locais mais seguros com as próprias mãos.
Vídeos mostram os moradores carregando estruturas para evitar novas perdas. O último deslizamento, registrado na quarta-feira (23), afetou cerca de 200 metros do barranco próximo à estrada da comunidade, mas, felizmente, não causou danos às casas restantes nem interrompeu o tráfego local.
O Amazonas tem registrado uma série de deslizamentos em outubro. Em Manacapuru, dois moradores perderam a vida após um desmoronamento na orla de Terra Preta, e outros deslizamentos também ocorreram em Boa Vista do Ramos e Anamã, deixando comunidades isoladas e desabrigando famílias.
Em Parintins, a população teme por um possível deslizamento no porto da cidade, onde rachaduras surgiram devido à seca intensa. A situação geral reforça a preocupação com os riscos geológicos em áreas habitadas nas margens dos rios.
— Norte em Foco (@norteemfoco.bsky.social) 2024-10-26T22:16:52.611Z
Fonte: AM POST