Manaus, AM – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou a substituição de 20 urnas eletrônicas nas primeiras horas de votação do primeiro turno, neste domingo (6), no estado. Além disso, a Polícia Federal (PF) está investigando um possível crime de caixa dois no município de Itacoatiara e a compra de votos em uma casa em Manaus. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa, na sede do tribunal.
O primeiro turno das eleições ocorre em todo país, neste 6 de outubro. Na maior parte do Amazonas, incluindo Manaus, a votação teve início às 7h e será encerrada às 16h. Já em 11 cidades do interior, localizadas no sudoeste do estado, devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Leandro Simão, informou que, nas primeiras horas deste domingo (6), 20 urnas apresentaram problemas durante o pleito. Destas, 11 precisaram ser substituídas, sendo oito em seções de Manaus e três nos municípios de Careiro da Várzea, Tefé e Manacapuru.
As outras nove urnas apresentaram problemas de contingência, mas não foi necessário substituir as urnas, segundo o secretário.
Após os ajustes, o TRE-AM informou que, por volta das 9h, todas as urnas estavam funcionando tanto na capital quanto no interior.
O presidente do TRE-AM também destacou a prática ilegal de derramamento de “santinhos” registradas no dia da votação. Simões informou que os casos de propaganda vão ser investigados para identificar e multar os candidatos envolvidos.
Caixa 2
No município de Itacoatiara, a Polícia Federal identificou uma possível compra de votos, por volta das 9h40, deste domingo (6). Segundo o delegado Fábio Pessoa, a ocorrência estava em atendimento no momento da coletiva.
O delegado também mencionou uma investigação da polícia sobre uma suposta compra de votos realizada em uma casa localizada em Manaus nas primeiras horas da manhã.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, acrescentou que há registro de suspeita de compra de votos em Urucurituba e transporte ilegal de eleitores em Atalaia do Norte, ambos no interior do Amazonas.
De acordo com as autoridades, os detidos por crimes de menor potencial, na capital, estão sendo encaminhados à Delegacia Geral da Polícia Civil, enquanto os suspeitos de crimes de maior gravidade vão ser levados para a sede da Polícia Federal.
(*). Com informações do Portal g1 AM
Leia mais: