Manaus, AM – A candidata a vereadora de Manaus pelo PSOL e ativista da causa animal, Nete Moura, participou, nesta quarta-feira (25), do debate sobre o lançamento da carta-compromisso “Outra Economia para Novas Cidades – Eleições 2024”, promovido pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC). Durante sua participação, Nete destacou a necessidade de políticas públicas que resgatem a dignidade das pessoas em situação de rua, enfatizando que não basta apenas tirá-las das ruas; é fundamental cuidar do seu bem-estar emocional e oferecer suporte para sua reintegração ao mercado de trabalho.
O evento ocorreu no auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM), localizado na Av. Joaquim Nabuco, no bairro Centro. O objetivo do encontro era discutir projetos para uma economia popular e consciente, propondo um novo modelo que critique as ações antidemocráticas e combata as ideologias ultraliberais que promovem a retirada de direitos, a exploração de recursos naturais e a degradação social.
Em seu discurso, Nete Moura enfatizou a importância de abordar as pessoas em situação de rua, ressaltando a invisibilidade que elas enfrentam diante do Poder Público. “Escolhi falar sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade, que vivem nas ruas, pois são constantemente marginalizadas e sofrem com preconceitos. Acredito na construção de políticas públicas que resgatem a humanidade e a dignidade dessas pessoas”, declarou a candidata.
Ao responder a uma pergunta do público sobre a realidade das pessoas em situação de rua, Nete Moura reiterou que elas permanecem invisíveis aos olhos do Poder Público. Ela enfatizou que, ao trabalhar em prol dessa causa, não basta apenas retirar as pessoas das ruas e se preocupar com a estética física; é fundamental cuidar, principalmente, do bem-estar emocional dessas pessoas, que enfrentam uma carga emocional fragilizada pelas lutas diárias pela sobrevivência. “É necessário que existam projetos voltados para o planejamento, levantamentos de dados e ações firmes no enfrentamento dessa situação. Precisamos de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, e é essencial conscientizar e agir de forma permanente”, completou.
Sobre o evento, Nete Moura destacou que o debate foi tranquilo e, entre os tópicos abordados, escolheu discutir a situação das pessoas em situação de rua. Ela acredita que esses indivíduos podem um dia superar essa realidade. Nete fez uma analogia entre seu trabalho com o resgate de animais abandonados, que também são invisibilizados pelo Poder Público. “Senti-me honrada com o convite da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC). Foi uma feliz coincidência ter respondido a uma pergunta sobre o tema que escolhi debater. Quando discuti o projeto voltado para retirar as pessoas da rua e ajudá-las também em questões emocionais, enfatizei a necessidade de treinamento para facilitar sua inserção no mercado de trabalho, sempre com profissionais qualificados para apoiar essa transição, para que essas pessoas tenham mais oportunidades de uma vida digna e feliz.” Por fim, ela afirmou que é imprescindível que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) crie uma pasta dedicada a essa temática.
(*) Com informações da Assessoria
Necy Vieira 28/09/24 - 12:05
Conheço a Nete Moura há 17 anos e ela sempre esteve a frente da causa animal.
Nessa época eu já dizia para ela largar o Pires e pegar a Caneta. Ou seja, se eleger para criar as Leis e cobrar o devido cumprimento, no lugar de pedir mais atuação do Poder Público Municipal, sem o devido retorno
Eleita, poderá expandir a sua incansável atuação para outras áreas também carentes do Poder Público