Manaus, AM – Proposta pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) atingiu dez assinaturas e está cada vez mais próxima de ser instaurada na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Nessa semana, os vereadores Diego Afonso, Elissandro Bessa e Everton Assis, acataram a criação da CPI da Semed e assinaram o documento, além desses, os vereadores Capitão Carpe, Wiliiam Alemão, Professora Jaqueline, Sassá da Construção Civil e Lissandro Breval também já haviam assinado a proposta, além de Rodrigo Guedes.
A CPI da Semed busca investigar denúncias sobre o aluguel de prédios, calendário de reformas das unidades já existente, cumprimento das progressões funcionais, sobre as escolas novas que serão ou foram entregues à população da cidade de Manaus, no período de 2021 a 2024, investimentos da educação especial e o fornecimento de merenda escolar e educação alimentar dos alunos, além da falta de pagamento dos recursos do Fundeb.
A criação da comissão foi um pedido feito pelos profissionais da Educação que cobram respostas da secretaria sobre as irregularidades, além de ganhos reais com o reajuste inflacionário e pagamento do Fundeb.
“Os profissionais de Educação estão cansados de serem reféns das mentiras contadas pelo Prefeito David Almeida, que promete valorização, mas a promessa não sai do papel. Precisamos instaurar a CPI da Semed e investigar o que está sendo feito de errado nessa secretaria, precisamos dá uma resposta para a categoria e exigir melhorias para os profissionais que estão a frente da educação em Manaus”, defendeu.