Manaus, AM – De acordo com o site The Intercept, Elmar Cavalcante Tupinambá, avô do influenciador Agenor Tupinambá, é um dos desmatadores que estão contribuindo para a formação de nuvem de fumaça que encobre Manaus.
Nas redes sociais, o influenciador que ficou conhecido por cuidar da capivara Filó fez um apelo onde reclamou da fumaça, apesar do próprio avô ser um dos causadores do ambiente insalubre que Manaus se tornou por conta das queimadas ilegais.
“Estamos no meio da Amazônia e com o PIOR ar para respirar do planeta hoje. Vocês tem noção disso? Precisamos parar de queimar o lugar que garante a nossa vida”, escreveu no início de outubro.
De acordo com o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais, levantado pelo The Intercept, dos 500 focos de queimadas registrados no começo de outubro, 258 foram em Autazes, cidade natal de Agenor. Ainda conforme a reportagem, somente o avô dele foi responsável por 42% do desmatamento registrado no município nas últimas décadas.
Por conta das queimadas ilegais, ele foi multado e os valores chegam a R$ 1,2 milhão. Ainda de acordo com o Ipaam, o avô do influencer destruiu cerca de 240 hectares às margens do Rio Paraná Madeirinha e do Lago Imbaúba.
*Com informações da The Intercept
Leia mais: “Não é defensor dos animais”, dispara Luisa Mell contra Agenor Tupinambá