Manaus, AM – Depois de uma semana sem registro de fumaças, nos últimos dias o manauara voltou a conviver com a nuvem de fumaça na cidade todas as manhãs. Neste sábado (4) não foi diferente e, mais uma vez, Manaus voltou a amanhecer sob a neblina e o forte odor das queimadas ilegais.
De acordo com o governo do Amazonas, o retorno da fumaça é oriundo de um alto número de queimadas registradas no Pará, que registrou de 26 de outubro até a quinta-feira (2), 5.234 focos. Já na capital amazonense, no mesmo período, foram registrados 140 focos, na Região Metropolitana de Manaus.
Apesar da intensificação da fumaça em Manaus, apenas 6 focos de incêndio foram notificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na Região Metropolitana de Manaus (RMM) na última quinta-feira (2), segundo o governo. Na mesma data, 746 focos foram registrados no estado do Pará conforme o governo.
De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o período chuvoso no Amazonas está previsto para iniciar no mês de dezembro, podendo ainda ser afetado pela continuidade do El Niño.