Manaus, AM – O ex-deputado Eron Bezerra (PCdoB) será o novo subsecretário para Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do governo do presidente Lula (PT). A criação da subsecretaria foi apresentada pela ministra da Ciência, Luciana Santos, sendo uma das inovações da pasta.
“A gente precisa encontrar soluções para os povos originários e para as comunidades tradicionais criando condições para alavancar o desenvolvimento da região. Nós convidamos o Eron Bezerra para assumir essa responsabilidade”, revelou a ministra.
Com o nome já definido pela ministra, Eron será o representante da pasta no Conselho de Administração da Suframa (CAS) e no Fundo Amazônia. A inovação na pasta deve contar com recursos de R$ 4 bilhões, levando em consideração que terá verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Em entrevista para um site local, o pesquisador afirmou que vai orientar o trabalho da nova subsecretaria em três eixos: ciência e tecnologia, desenvolvimento da cadeia da sociobiodiversidade (economia verde) e formação de recursos humanos.
Eron ainda comentou que pretende realizar quatro seminários no Amazonas, Acre, Pará e Maranhão. “A ideia é colher informações diante da linha geral que a gente pensa implementar na Amazônia”, explicou.
Leia mais: