Manaus, AM – Além de representar a força feminina e indígena no Festival Folclórico de Parintins, Marciele Albuquerque, atual cunhã-poranga do Boi Caprichoso, participa da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos, que neste ano tem o tema Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade.
Nas redes sociais, Albuquerque afirmou que foi convidada pela ONU para participar do evento, chefes de Estado e de governo e representantes dos 193 Estados-membros da ONU. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também participa da Assembleia.
“O que nós, que fazemos o Festival Folclórico de Parintins, clamamos na arena, deve ir além dos 3 dias de espetáculo. Quando o tambor rufa pra proclamar a festa dos bois como manifesto, todos ali reverberam a pauta dos povos da floresta. Nossa voz também é a voz dos povos indígenas, dos caboclos, dos ribeirinhos, das questões socioambientais, dos negros, das mulheres. Somos a Amazônia e a luta dos nossos ancestrais”, escreveu.
Além de Marciele, outros ativistas indígenas também foram convidados e participam do evento. De acordo com a ONU, o ano de 2023 é um momento de importância crucial para a Assembleia Geral, visto que a ocasião atual marca a metade do caminho rumo ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Hoje estou em NYC, a convite da ONU, para acompanhar os eventos ao redor da #climateweek semana em que o mundo discute mudanças climáticas por aqui. E não dá pra discutir assuntos tão importantes sem a nossa presença: os amazônidas”, disse.
Leia mais:
Ação Social: Boi Caprichoso oferece atendimento médico aos torcedores
ONU pede que governo Lula investigue genocídios indígena e negro
Sistema Primavera 27/03/24 - 07:05
Oi…
Visitei seu site, muito bom, voltarei em breve.
Conheça o Sistema Primavera, vai gostar…
Obrigado..!