Brasília, DF – Em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (7), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) expressou desaprovação em relação às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o processo eleitoral na Venezuela. Lula afirmou que, embora observadores internacionais estejam sendo convidados para acompanhar as eleições, o comportamento da oposição venezuelana poderia comprometer a justiça do pleito.
Mourão avaliou que a Venezuela não realiza eleições livres e destacou a presença de um regime ditatorial que busca se manter no poder com o apoio das Forças Armadas.
O senador ressaltou as perseguições políticas no país, citando a existência de cerca de 300 presos políticos e a migração de mais de 8 milhões de venezuelanos devido à crise econômica.
O senador também apontou para a expansão do regime venezuelano nos últimos 25 anos, destacando a concentração de poderes e a perseguição a dissidentes políticos.
Ele concluiu reafirmando a importância do Brasil em manter-se ao lado dos princípios democráticos e criticou a possível posição favorável ao regime de Maduro, considerando-a contrária aos valores históricos do país.
(*) Com informações da Agência Senado
Leia mais:
- Eleição presidencial venezuelana: Maduro em xeque?
- Lula dá ultimato para Maduro: América Latina é lugar de paz