Brasília, DF – O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou para a Justiça Eleitoral de São Paulo uma ação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). As acusações são de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por publicações supostamente desinformativas sobre o processo eleitoral e a atuação da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022.
A decisão foi assinada nessa segunda-feira (10). O processo é movido pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). No entendimento do ministro, o caso deve ser conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
“A corregedoria-regional eleitoral de São Paulo é o órgão competente para conhecer das ações de investigação judicial eleitoral relativas às eleições ocorridas naquela circunscrição estadual. Eventual aproveitamento de atos processuais praticados nas AIJEs presidenciais poderá ser efetivado por meio de cooperação judicial, caso solicitado o compartilhamento de provas por aquele juízo”, afirmou Gonçalves.
A defesa de Carla Zambelli defendeu que o caso deveria ter andamento no TSE por ter conexão com outros processos que tratam sobre a mesma questão.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Zambelli é multada em R$ 30 mil por fake news sobre manipulação de urnas
- Carla Zambelli pede ajuda de eleitores para pagar multas judiciais: ‘sem condições’
- ‘Clã bolsonarista’ é condenado por disseminação de fake news sobre Lula