Brasília, DF – O presidente Lula esteve reunido, nesta segunda-feira (5), com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Esse foi o primeiro encontro dos dois após as derrotas das propostas do governo na Câmara Federal.
O encontro durou uma hora – Lira chegou ao Alvorada por volta das 8h20 e deixou o local às 9h20. A reunião não constava na agenda oficial de ambos até as 9h30, horário de Brasília.
Na última semana, Lira afirmou que o governo precisa ajustar sua articulação política ou sofrerá revezes em votações no Congresso.
Na bagagem de derrotas do governo, incluiu alterações profundas na medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios no início do ano. A versão aprovada pela Câmara desidratou os ministérios de Meio Ambiente e Povos Indígenas, entre outras mudanças.
Após a aprovação da MP na Câmara, Lira afirmou que o governo iria “precisar andar com as próprias pernas” – e disse que há “insatisfação generalizada” na Câmara com a articulação do governo.
Apesar das declarações, Lula minimizou e tentou acalmar os ânimos ao afirmar que a resposta da Câmara foi melhor do que o esperado.
(*) Com informações do G1
Leia mais:
Reforma tributária será votada ainda neste semestre, garante Lira