Manaus, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), saiu vitorioso em mais um debate deste segundo turno das eleições, realizado pela Band TV Amazonas, na noite desta segunda-feira (14/10). Desta vez, o adversário, Capitão Alberto Neto (União Brasil), tentou criar narrativas em cima das propostas do plano de governo de Almeida, todas refutadas pelo candidato do Avante.
Uma das narrativas desconstruídas logo no início do debate, foi a criação de taxas para a categoria de mototaxistas e motouber na cidade de Manaus, o que foi desmentido por David Almeida. O prefeito explicou sobre os benefícios do Projeto de Lei (PL) 285, que vai melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais da categoria.
“O candidato não tem propostas, não tem argumentos. Isso que ele fala é uma grande Fake News, nós vamos na verdade ajudar os mototaxistas, ajudar os motoubers para que eles possam sair da escravidão. Esse é o projeto que na verdade vai ser a salvação para os motoristas de aplicativo. Foi um projeto construído e proposto pelos próprios mototaxistas, e terão com esse projeto 95% da renda totalmente destinadas a eles, e não pagando taxas para aplicativos. Isso é solução para a população”, destacou David Almeida.
Mais adiante, Capitão tentou trazer à tona o principal projeto para a Saúde do plano de governo de David Almeida, que é a criação do Hospital Municipal Dia. O prefeito explicou que ao assumir a prefeitura, Manaus estava desassistida em áreas básicas da Saúde, e foi necessária a reestruturação do sistema básico de saúde para que o Hospital Municipal possa se tornar realidade já a partir do próximo mandato.
“Manaus não tinha cobertura de Saúde Básica. Quando assumi a cidade só tinha 47% de cobertura básica de Saúde, hoje nós temos 90% de cobertura. Fizemos concurso público. Melhoramos as estruturas e agora nós temos a atenção praticamente plena na cidade de Manaus. Agora que nós avançamos e estruturamos, Manaus está preparada para receber o Hospital Municipal Dia”, enfatizou o candidato.
Desconhecimento
O adversário de David Almeida também demonstrou desconhecimento ao afirmar que o Parque de Imagens não foi construído pelo prefeito, quando na verdade já está em pleno funcionamento em 23 locais diferentes da cidade, com a realização de exames de imagens em todas as zonas da capital amazonense.
“Você desconhece a cidade que mora, Alberto. O Parque de Imagens não é um parque centralizado, ele já está em 23 locais diferentes. Somente esse ano nós já fizemos 127 mil exames de imagens. Inclusive, nós zeramos aquela questão de imagens de mamografia. Nós temos a carreta da mulher. Nós levamos o Parque de Imagens para a mulher, no bairro que ela precisa. Isso é servir a população. Portanto, mais uma mentira de Alberto Neto, que nós estamos aqui refutando. O Parque de Imagens não só foi construído e entregue, como funciona a pleno vapor”, explicou David Almeida.