Siga nossas redes

Política

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira têm processos abertos pelo Conselho de Ética da Câmara

Além dos dois, o conselho também abriu processos contra Zambelli e outros quatro parlamentares

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira têm processos abertos pelo Conselho de Ética da Câmara

Foto: Montagem / Camâra dos Deputados

Brasília, DF – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados iniciou nesta segunda-feira (30/5) uma série de processos contra importantes figuras políticas. Entre os deputados envolvidos, estão Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Nikolas Ferreira e outros quatro parlamentares. As acusações variam desde insultos a colegas até discursos discriminatórios no plenário.

Carla Zambelli, alvo da primeira denúncia a ser analisada, foi acusada pelo PSB de proferir ofensas ao deputado Duarte, também do PSB, durante uma audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Por sua vez, Nikolas Ferreira enfrenta acusações do PSOL, PDT, PT e PSB por ter feito um discurso transfóbico no plenário da Câmara. Em uma sessão realizada em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o deputado utilizou uma peruca para ridicularizar a presença de mulheres trans em espaços femininos.

Eduardo Bolsonaro, que já acumula 13 processos no Conselho de Ética, teve mais uma queixa aberta contra ele. Desta vez, o PT o acusa de “intimidação, xingamento e ameaça” ao deputado Marcon durante uma sessão da Comissão do Trabalho. A discussão foi desencadeada quando Marcon questionou a veracidade do atentado a faca sofrido pelo pai de Eduardo, o presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha presidencial de 2018.

Além desses casos, o Conselho de Ética também instaurou processos contra José Medeiros, Talíria Petrone, Juliana Cardoso e Márcio Jerry. Este último está sendo acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanata.

Os processos abertos pelo Conselho de Ética são etapas cruciais para a apuração das denúncias e podem resultar em sanções disciplinares aos parlamentares, de acordo com o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. A lista tríplice de membros do Conselho que serão responsáveis por relatar os casos também foi sorteada nesta segunda-feira, marcando o início de um processo rigoroso de investigação e análise.

(*) Com informações do Metrópoles

Leia mais:

‘Clã bolsonarista’ é condenado por disseminação de fake news sobre Lula

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política