Siga nossas redes

Política

Deputados estaduais faltaram 42 vezes somente em setembro

O levantamento das informações foi feito pelo Portal Norte Em Foco, no dia 9 de outubro

Deputados estaduais faltaram 42 vezes somente em setembro

Foto: Reprodução/ Internet

Os deputados estaduais faltaram 42 vezes às sessões na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no mês de setembro. As ausências foram registradas por exatamente 17 deputados e apenas sete deles não faltaram ao trabalho no mês passado.

De acordo com dados disponíveis no Portal da Transparência da Casa Legislativa (ALEAM | Portal da Transparência – Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), os deputados George Lins (União Brasil); Sinésio Campos (PT); Débora Menezes (PL); Alessandra Campêlo (Podemos); Thiago Abrahim (União Brasil); Daniel Almeida (Avante); João Luiz (Republicanos); Mayara Pinheiro (Republicanos); Felipe Souza (Patriota); Wanderley Monteiro (Avante); Rozenha (PMB); Joana Darc (União Brasil); Comandante Dan (Podemos); Roberto Cidade (União Brasil); Delegado Péricles (PL); Cristiano D’Angelo (MDB); e Mário César Filho (União Brasil) faltaram ao trabalho em setembro.

Os campeões de ausência no mês analisado foram Débora Menezes, Wanderley e Sinésio, que faltaram quatro sessões ordinárias e, ainda, se ausentaram de uma ‘Ordem do Dia’, sessão em que são votados os projetos de lei, requerimentos e demais matérias legislativas.

Em seguida, com três faltas cada, aparecem Alessandra Campêlo, George Lins, Thiago Abrahim, Daniel Almeida, João Luiz, Comandante Dan e o presidente do Parlamento Estadual, deputado Roberto Cidade.

No terceiro lugar, no ranking de faltosos no mês passado, estão a médica Mayara Pinheiro e Rozenha, que é empresário do ramo de calçados. Os dois se ausentaram duas vezes no período.

Por último na lista, com apenas uma falta cada, estão os deputados Felipe Souza, Delegado Péricles, Mário César, Cristiano e Joana Darc.

100% de presença

Apenas os deputados Carlinhos Bessa (PV); Abdala Fraxe (Avante); Cabo Maciel (PL); Dr.Gomes (Podemos); Adjuto Afonso (União Brasil); Mayra Dias (Avante); e Wilker Barreto (Cidadania) não faltaram a nenhuma sessão no mês de setembro, totalizando sete parlamentares.

O levantamento das informações foi feito pelo Portal Norte Em Foco, no dia 9 de outubro.

Ausência em votações

A Casa Legislativa realiza, todo mês, sessões em que os deputados votam projetos de leis e todas as outras matérias de importância para o estado do Amazonas.

No mês de setembro, foram realizadas nove sessões ordinárias, especificamente nos dias 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28, e duas ‘Ordens do Dia’, que ocorreram nas sessões dos dias 21 e 27.

A deputada Débora e os deputados Wanderley e Sinésio faltaram quatro sessões ordinárias e, também, se ausentaram em uma Ordem do Dia, exatamente no dia 27.

O deputado Comandante Dan, além de ter faltado três sessões, também, não esteve presente na sessão de votações no dia 27 de setembro.

A deputada Joana Darc faltou apenas uma sessão ordinária, mas registrou uma ausência em dia de votações de projetos, especificamente dia 21 de setembro.

Daniel Almeida registrou três ausências no mês passado e faltou à Ordem do dia, também, no dia 21. Já Cristiano faltou apenas uma vez, mas também perdeu a sessão de votações de projetos no dia 21.

Justificadas

Todas as 42 faltas registradas pelos 17 deputados, em setembro, foram justificadas, ou seja, eles não terão descontos em seus salários devido às ausências, uma vez que cumpriram as regras do Regimento Interno da Aleam em relação a ausências em dias de trabalho.

Segundo dados do Portal da Transparência da Assembleia, a remuneração de um deputado estadual atualmente é de R$ 31.238,19, sem contar outros benefícios, como a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) no valor de R$ 49,8 mil por mês, que pode ser utilizada para despesas com consultorias, transportes, combustível, divulgação da atividade parlamentar, dentre outros gastos.

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política