Manaus, AM – No último domingo (03), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) usou seu blog para escrever como acha que o governo Lula usa a agenda indígena como massa de manobra do seu governo. No entanto, o tiro saiu pela culatra. Nas redes sociais o deputado foi duramente criticado pelo seu posicionamento.
Nas redes sociais os usuários citaram a falta de conhecimento de Amom sobre o movimento indígena e como o texto dele pode prejudicar uma luta que leva anos para ser reconhecida.
simmmm!! que texto ridículo, n entendi a finalidade de um artigo desse. só expõe o quanto ele desconhece da causa. mas n tem muito o q esperar,
— João Felipe Serrão (@joaofelipeu) September 5, 2023
usar a pauta indígena para promover seus próprios ideais
parece
o que você
fez
agora
????
— ?0% jesus? (@sarahvoxx) September 4, 2023
Em seu X (antigo Twitter), na publicação que o deputado compartilhou o seu texto opinativo, os usuários não foram nada amistosos com o jovem político. Uma moça perguntou onde estava o deputado quando ocorreu a tragédia com o povo yanomami no governo anterior. Outro rapaz criticou a falta de profundidade do texto, “Parabéns pela análise que tem a profundidade de um pires”.
Onde vc tava quando ocorreu a tragédia anunciada com os yanomamis? Onde vc tava quando os líderes indígenas fizeram inúmeras denúncias no DESgoverno passado?
— Naytricionista (@NayaraQ2) September 4, 2023
parabéns pela análise que tem a profundidade de um pires e também pelo texto que parece ter toda a estrutura de redação de um aluno de ensino médio. Fizeste no chat GPT?
— korok manauara (@obiluankenobii) September 4, 2023
Uma pessoa comentou que o texto do deputado fala como se os povos originários fossem “pobres coitados” sem conhecimento nenhum.
Ele frisa como se os indígenas fossem pobres coitados sem conhecimento.O governo Lula não é perfeito,porém comparar o governo anterior com o atual é arbitrário da parte desse deputado.E se tiver segundo turno entre ele e o David eu vou ser obrigado a votar nulo, infelizmente.
— OTordo (@MayconMEDVET) September 4, 2023
Amom parte como um dos favoritos para as eleições municipais de 2024, no entanto suas pautas recentes tem mudado a percepção do público nos últimos meses. Os termômetros das redes sociais não estão nada bem para o deputado, por mais que as pesquisas coloquem ele como um dos favoritos.
Leia mais:
Ministério dos Povos Indígenas repudia aprovação do marco temporal: ‘genocídio’
Alessandra Campêlo pode unir Amom e Wilson