
is de 400 pessoas são socorridas anualmente em Manaus com anéis presos aos dedos — Foto: Arquivo/CBMAM
Mais de 400 pessoas são socorridas anualmente em Manaus com anéis presos aos dedos, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), foram registrados 1.248 atendimentos na capital.
O número representa uma média de 416 ocorrências por ano, o que equivale a cerca de um acionamento por dia, tornando esse tipo de acidente doméstico um dos mais frequentes na cidade.
?? Confira o número de ocorrências registradas nos últimos três anos em Manaus:
2022 – 411 ocorrências;
2023 – 415 ocorrências;
2024 – 422 ocorrências.
Na comparação com dados do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal – com 2,8 milhões de habitantes, que registrou 975 ocorrências em quatro anos (2019, 2020, 2022 e 2023), Manaus teve 28% mais ocorrências do que o DF, mesmo com uma população menor – 2,06 milhões de pessoas.
O comandante do Comando do Bombeiros da Capital, Reinaldo Menezes, explica que em um caso mais grave a vítima pode acabar perdendo parte do membro por causa da necrose.
“O Bombeiro atende quase que diariamente esse tipo de ocorrência. É algo simples que acontece com crianças e com adultos. Muitos adultos ficam brincando e acaba acontecendo esse tipo de acidente”, pontuou Menezes.
Para retirar os anéis, o CBMAM utiliza ferramentas de corte específicas com capacidade para realizar o corte de forma gradativa até serrar totalmente e retirar o material em segurança.
“Procurem o quartel do Corpo de Bombeiro. Todos os nossos quartéis têm esse equipamento, ou ligue o 193. Se não tiver como se locomover até o quartel, nossas equipes vão até o local para realizar esse atendimento e deixar você em segurança com tranquilidade”, acrescentou o comandante.
Leia mais:
VÍDEO: briga entre travestis chama atenção: “Tira teu recalque, representa Manaus”
