Manaus, AM – Nessa sexta-feira (09), um caso chamou a atenção do mundo, quatro crianças desaparecidas após acidente de avião foram encontradas com vida, no meio da Amazônia colombiana. Uma festa de aniversário simbólica, realizada em meio à selva, marcou um momento de esperança. No dia 26 de maio, Cristín, o bebê de apenas um ano, completou seu primeiro aniversário, enquanto permanecia perdido com outras três crianças colombianas da etnia Hhuitoto após um trágico acidente aéreo.
O voo, que partiria de Caquetá em direção a San José del Guaviare, desapareceu dos radares em 1º de maio, pouco após a decolagem, quando o piloto relatou problemas na aeronave. Infelizmente, a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro não resistiram ao acidente.
Após quase um mês de intensas buscas, o milagre finalmente aconteceu. Na sexta-feira, as quatro crianças foram resgatadas com vida na região de San Jose del Guaviare. Além de Cristín, seus irmãos, de 13, 9 e 4 anos, também foram encontrados com vida. Embora desnutridas, levemente desidratadas e com picadas de insetos, as crianças foram levadas a um hospital militar em Bogotá no sábado (10), onde estão recebendo cuidados médicos especializados.
Durante a jornada até a capital, uma equipe de pediatras dedicados se encarregou de prestar os primeiros socorros e garantir a hidratação das crianças. O estado de saúde dos menores ainda não foi divulgado oficialmente, mas equipes médicas estão trabalhando incansavelmente para garantir sua recuperação completa.
(*) Com informações do El Tiempo
Leia mais:
Cabos de energia provocaram queda de avião de Marília Mendonça, aponta laudo