Siga nossas redes

Meio Ambiente

Pacu encontrado em lago na Irlanda intriga autoridades

Descoberta de peixe amazônico em lago na Irlanda suscita preocupações sobre introdução não autorizada e impactos ambientais; Ibama fornece dados sobre exportações, pesquisadores investigam

Pacu encontrado em lago na Irlanda intriga autoridades

Foto: Norte em Foco

Brasil -No último fim de semana, um peixe da Amazônia, conhecido como Piaractus mesopotamicus, popularmente chamado de Pacu, foi descoberto em um lago no interior da Irlanda, deixando autoridades e cientistas intrigados. O achado foi feito por Steve Clinch, 68 anos, dono de uma pousada de pesca na região.

Clinch encontrou o peixe, de aproximadamente 2 quilos, sem vida às margens do Lago Garadice, a 140 quilômetros de Dublin. O animal foi encontrado aparentemente colocado vivo no local.

“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou.

Pescador e peixe

Foto: Arquivo pessoal

O Instituto responsável pela gestão dos recursos de água doce e pesca iniciou uma investigação. “Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes”, explicou a assessoria de imprensa do instituto.

O peixe está sendo analisado em um laboratório para determinar sua origem e como chegou ao lago.

“A hipótese inicial é que o Pacu possa ter sido liberado de um tanque particular de peixes. No entanto, apenas um exemplar foi encontrado, não indicando a presença de uma população no lago”, explicou a equipe de investigação.

Na Irlanda, a criação de peixes não nativos é regulamentada para proteger os ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local. Apesar de não haver proibição absoluta, medidas são adotadas para controlar espécies exóticas.

O Ibama afirmou que não foram identificadas exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses, segundo pesquisa realizada pela Coordenação de Comércio Exterior do órgão.

(*) Com informações da BBC News

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Meio Ambiente