Manaus, AM – Na mesma semana em que o deputado estadual Rozenha (PMB) denunciou uma possível sonegação de imposto no Porto de Manaus, um usuário, não identificado, fez registros da dificuldade em fazer pagamento para ter acesso no local.
É necessário pagar um valor para ter acesso às balsas do porto. No entanto, os usuários precisam pagar a quantia em espécie, uma vez que não é aceito cartões de crédito ou débito e PIX. A realidade foi denunciada pelo deputado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que alegou uma possível sonegação de imposto.
Nas imagens feitas pelo usuário, ele informa que está indo ao local para transportar uma encomenda. Porém, ao efetuar o pagamento com dinheiro em espécie, a atendente não aceita, pois está com um pequeno rasgo. Quando tenta pagar no cartão ou PIX, ele é surpreendido com a negação da caixa, que informa que é apenas aceito dinheiro vivo. “Sonegação de imposto no Porto de Manaus”, dispara o homem.
Ele questiona a funcionária, que ressalta que são ordens da empresa. “Eu estou com uma nota aqui na mãe e eles não aceitaram por causa de um rasgo, mas eu estou com o meu cartão de débito e com PIX, e eles não aceitam, só querem se for dinheiro vivo”, diz o homem no vídeo.
O homem é direcionado para um caixa eletrônico para fazer o saque do dinheiro e, assim, conseguir ter acesso. Como ordenado, ele faz o saque e vai até o balcão. No momento em que questiona novamente o motivo pelo qual não é aceito os atuais métodos de pagamento, a funcionária diz que a pergunta deve ser feita à empresa.
Os seguranças do local vão até o homem para “vigiá-lo”, que incomodado pergunta porque os mesmos se aproximaram. O segurança alega que o usuário está filmando sem autorização e não pode fazer o uso da imagem indevidamente. Ao conseguir acesso às balsas, ele afirma que os funcionários ficaram na porta o observando e desabafa: “Agora que consegui entrar depois de todo esse constrangimento”.
Na última terça-feira (9), o deputado Rozenha questionou as condições impostas pelos serviços e valores cobrados no Porto de Manaus. Além de indagar sobre o preço pago para estacionar o carro no local, ele também falou sobre os métodos de pagamento.
“Quero também fazer uma denúncia de sonegação fiscal. Essa empresa não aceita PIX, não aceita cartão e não emite nota. Logo, há sonegação nisso. Tem alguém ganhando muito dinheiro e sonegando imposto”, alertou.
Leia mais:
Porto de Manaus pode estar sonegando imposto, denuncia Rozenha