Manaus, AM – No dia em que é comemorado o “Dia da Amazônia, nesta terça-feira (5) as ruas do centro de Manaus amanhecerem tomadas pela fumaça. A cena é resultado de queimadas que ocorrem no sul do Amazonas. Outra coincidência é que hoje, 5 de setembro, também é marcado pela Elevação do Amazonas à Categoria de Província.
Na semana passada, a cidade já havia registrado mais um episódio de fumaça pelas ruas, que foram causadas por incêndios nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea, conforme apontou o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Ver essa foto no Instagram
Nos últimos dias de Agosto, o Amazonas liderou a lista de queimadas na Amazônia, com 5.474 focos do início de agosto até 1º de setembro, sendo que 4.128 ocorreram nos últimos 16 dias do mês de agosto. De acordo com o Inpe, o número registrado corresponde a 35,4% dos focos de calor de toda a Amazônia Legal.
Nas redes sociais, os internautas comentaram mais um episódio de fumaça em Manaus, e criticaram as administrações públicas por não terem um plano estratégico para evitar que isso ocorra. “Hoje é Dia da Amazônia, e em Manaus amanhecemos com fumaça densa, que dificulta nossa respiração, que aliada com o calor traz uma sensação de desespero. Quem nos governa não se importa, para alguns quanto mais rio poluído e mais árvore no chão, melhor e mais lucrativo”, escreveu uma internauta.
“Além do calor chegando em 50°, hoje Manaus amanheceu coberta de fumaça, cada vez mais insalubre viver nessa cidade”, disse outro usuário. “O ar de Manaus tá insalubre de tanta fumaça, parece que nunca mais pararam de fumar”, escreveu outro.
Leia mais:
Vídeo: fumaça tóxica cobre Manacapuru após incêndio