Manaus, AM – Na noite deste domingo (18), uma polêmica envolvendo o Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, tomou conta das redes sociais. Uma parte do muro da instituição foi deliberadamente destruída para permitir o acesso de veículos a uma área interna, que foi transformada em um “estacionamento rotativo”. O incidente ocorreu devido ao aumento da demanda por estacionamentos em razão das festas juninas e do arraial realizado no local.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram indivíduos não identificados demolindo o muro do CSU enquanto agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) chegavam para investigar a situação. Segundo relatos dos moradores, os agentes teriam autorizado o uso da área como estacionamento após o ocorrido.
De acordo com Leda Júnior, agente de trânsito de Manaus, os funcionários do IMMU foram informados de que membros da coordenação do evento no CSU deram permissão para a utilização do espaço como estacionamento. “Amanhã (nesta segunda), estarei reunindo com os responsáveis para saber de onde partiu a autorização, pois é necessário haver um estudo de impacto no tráfego pelo órgão de trânsito”, declarou Leda.
Em resposta ao incidente, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) anunciou que será aberta uma investigação interna para apurar as responsabilidades pela destruição do muro e das grades, com o objetivo de identificar os envolvidos e tomar as medidas cabíveis. Além disso, a Prefeitura de Manaus informou que irá reparar os danos causados à estrutura do CSU do Parque Dez ainda nesta segunda-feira.
Leia mais:
Arraial do CSU começa nesta sexta-feira