Siga nossas redes

Manaus

Festival dos morcegos em Manaus: Projeto de Lei é aprovado por unanimidade na CMM

A proposta foi um projeto da Vereadora Professora Jaqueline (União Brasil)

Festival dos morcegos em Manaus: Projeto de Lei é aprovado por unanimidade na CMM

Foto: Reprodução

Manaus, AM – Na última segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Manaus aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 159/2023, que oficializa a inclusão do Festival dos Morcegos no calendário anual da cidade. Proposto pela vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), o evento será realizado nos dias 8 e 9 de outubro.

Em pronunciamento, Jaqueline disse que o Festival dos Morcegos ocorre desde 2005 na comunidade Cuieiras, situada no KM 15 da rodovia federal BR-174, na zona rural de Manaus e destaca-se como um marco cultural e ambiental. A vereadora Jacqueline enfatizou a importância dos morcegos na execução de serviços ambientais cruciais, como controle de insetos, dispersão de sementes e polinização. Além disso, destacou as iniciativas educacionais promovidas nas escolas e comunidades para conscientização sobre a raiva transmitida por morcegos.

“A realização desse festival desde 2005 é uma maneira de conscientizar financeiramente sobre a importância desse animal silvestre no município, e a comunidade de Cuieiras destaca-se na representação do morcego. Os organizadores do evento contribuem financeiramente no que podem, proporcionando oportunidades para divulgação e políticas públicas que se consolidam na comunidade rural, promovendo cultura, gastronomia, danças folclóricas, além de atividades ambientais. É um festival de suma importância”, afirmou a vereadora durante seu pronunciamento.

A proposta contou com uma audiência pública em abril deste ano, onde o biólogo e professor Doutor Emérito (Ufam), Antônio Carlos Webber, e o farmacêutico, mestre em Ciências Ambientais (UFAM), Marcos Antônio dos Santos, destacaram a importância ecológica dos morcegos, que interagem com milhares de outras espécies animais e vegetais.

O Projeto de Lei segue agora para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

(*) Com informações do Radar Amazônico

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Manaus