Siga nossas redes

Cultura

Mostra Literária Vozes da Amazônia movimenta IFAM Campus Iranduba

Evento reuniu estudantes, servidores e artistas no campus para celebrar literatura, personalidades históricas e expressões culturais da Amazônia

Mostra Literária Vozes da Amazônia movimenta IFAM Campus Iranduba

Acervo Ifam Campus Iranduba

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus/Iranduba recebeu na manhã deste sábado, 16 de agosto de 2025, a Mostra Literária Vozes da Amazônia, promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura. O evento reuniu estudantes, professores e convidados especiais em um espaço de integração entre literatura, ciência e expressões artísticas da região.

A programação contou com apresentações culturais, palestras, oficinas, teatro e música, reafirmando o compromisso da instituição em estimular o pensamento crítico, a criatividade e a valorização da identidade amazônica.

Os estudantes do Núcleo de Arte e Cultura de Iranduba (NUACIR) apresentaram uma paródia teatral sobre a trajetória do histórico político amazonense Gilberto Mestrinho, chamada De professor a governador, contando com a presença e o discurso João Thomé Verçosa Mestrinho, filho de Gilberto Mestrinho.

João Thomé em homenagem ao legado de Gilberto Mestrinho / Acervo Ifam Campus Iranduba

O evento contou com oficinas artísticas voltadas aos estudantes com a participação de três artistas amazonenses. A Oficina de Escrita Criativa, destinada ao desenvolvimento da escrita dos estudantes, teve como mentora a poetisa e professora Dani Colares. A Oficina de Teatro, direcionada ao aperfeiçoamento dos membros do NUACIR, foi conduzida pelo professor de Teatro e Arte Wendell Ramos. Por fim, houve uma roda de conversa sobre Literatura Amazonense, destacando nomes, obras e temáticas literárias, estimulada pelo escritor e professor Marcos Souza.

Dani Colares orquestrando Oficina de Escrita Criativa/ Acervo IFAM Campus Iranduba

Wendell Ramos com estudantes em Oficina de Teatro/ Acervo IFAM Campus Iranduba

Marcos Souza em Roda de Conversa sobre Escrita Criativa Dani Colares orquestrando Oficina de Escrita Criativa / Acervo IFAM Campus Iranduba

Além das homenagens e estimulo à aprendizagem, o evento recebeu a Performance Poética, protagonizada pela poeta Dani Colares, assim como um show musical elaborado pela Banda NUACIR, chamado Expressões Cantadas e Tocadas com muito amor, com a participação especial do rapper e estudante do IFAM Campus Iranduba, Dionísio .

De acordo com os organizadores da mostra, a iniciativa reforça a importância de unir arte e educação no processo formativo, incentivando o protagonismo estudantil e a preservação dos saberes regionais.

“A Mostra Literária Vozes da Amazônia se consolida como um espaço de convergência entre cultura, ciência e identidade amazônica, fortalecendo a formação integral dos nossos estudantes”, destacou a coordenação do Núcleo de Arte e Cultura, professora Jeane Colares.

Com atividades realizadas das 8h às 11h30, o evento evidenciou a potência criativa e reflexiva da juventude local, tornando-se desde já uma referência no calendário acadêmico-cultural do IFAM Iranduba.

 

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezessete =

Mais em Cultura