Manaus, AM – O “Boi Manaus 2024” agitou o Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul, nesta sexta-feira (25).
A segunda e última noite de programação, que aconteceu em comemoração ao aniversário da cidade, foi marcada pelas apresentações dos bois-bumbás Brilhante e Garanhão, e dos itens oficiais do boi Garantido, além dos shows de mais de 15 artistas diferentes.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, os dois dias de festa superaram as expectativas.
“Eu posso destacar a presença marcante do público que compareceu nesta quinta e sexta-feira, a felicidade dos ambulantes que estão conseguindo vender bastante, da nossa logística e planejamento que foram superados com sucesso, e ao mesmo tempo, a geração de mais de três mil empregos diretos e indiretos, essa é a forma de trabalho da Prefeitura de Manaus e dos mais de 80 órgãos que estiveram envolvidos para que a festa acontecesse com essa grandiosidade. E agora a nossa meta é fazer um réveillon grandioso, onde a gente vai contemplar diferentes áreas de Manaus”, afirmou Lobato.
A programação da noite foi embalada por muito boi-bumbá, com uma estrutura mais ampla, moderna e totalmente repaginada, recebendo os bois Garanhão e Brilhante para um verdadeiro espetáculo. Felipe Jr. e Ianayra, Bruno Costa e Cezar Pinheiro, Márcia Siqueira e Márcia Novo, também entregaram apresentações emocionantes ao público.
O evento incluiu também a apresentação do boi Garantido com seus itens oficiais do festival. A cunhã-poranga do boi-bumbá vermelho e branco, Isabelle Nogueira, foi a grande atração da noite, e ressaltou a emoção de fazer parte de um evento significativo para a capital amazonense.
“O Boi Manaus é uma festa tradicional muito importante para mim, eu venho para o boi desde que eu era cunhatã, minha mãe me trazia para as festas, depois eu comecei a participar de grupos, comecei a me envolver e a vir de forma profissional. Hoje como item oficial e tendo todo esse reconhecimento, respeito e credibilidade para falar do Boi Manaus para o Brasil inteiro é muito gratificante, eu estou muito feliz de estar aqui”, disse Isabelle.
A programação contou também com mais de 20 empreendedores da área da gastronomia local e de artesanato.
Público
A estudante de medicina, Alissia Cortez, de 27 anos, contou que aguardava ansiosa pela apresentação dos itens. Ela, que é Garantido de coração, parabenizou a prefeitura pela organização de mais uma edição do “Boi Manaus”.
“Está sendo mais um show incrível, como todo ano é, eu sou garantido e estou muito animada com a apresentação dos itens oficiais, está sendo muito legal. Eu gosto muito do JP, adoro as apresentações dele, hoje está sendo tudo de bom”, comemorou a estudante.
Já a aposentada Cilene Correia, acompanhou o filho Ivan, que era da torcida organizada do boi Caprichoso. Para Cilene, o evento se supera em mais uma edição. “Eu estou gostando muito, meu filho veio participar e eu vim acompanhá-lo. É um evento que, sem dúvida, representa um apoio à cultura, e isso é muito importante para todos”, comentou.
Monitoramento
Para o “Boi Manaus 2024”, uma estrutura de monitoramento foi montada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) para acompanhar, em tempo real, a execução dos serviços e a segurança de quem aproveitou a festa para brincar de boi.
Segundo o superintendente do CCC, Sandro Diz, o colegiado da Prefeitura de Manaus, que é integrado por diversos órgãos municipais e estaduais, atuou com êxito durante toda a realização das festividades.
“Nós estamos com um colegiado aqui no sambódromo, onde estão presentes mais de trinta órgãos, e a segurança, como a gente sempre costuma fazer, está em primeiro lugar. Hoje, nós temos mais de 350 agentes da guarda municipal, da polícia militar, também da polícia privada, além do monitoramento com mais de 30 câmeras no perímetro interno e externo que servem para os agentes possam acompanhar toda a movimentação”, afirmou.
O superintendente também realizou um balanço da primeira noite do evento. Para ele, o “Boi Manaus 2024” se consagra mais uma vez como um evento de grande sucesso.
“A primeira noite foi maravilhosa, com mais de 20 mil pessoas circulando, e nós tivemos apenas cinco ocorrências na área da saúde, com a questão de hidratação, nenhuma necessidade de deslocamento. O povo de Manaus é um povo ordeiro que vem para brincar, na primeira noite foi maravilhoso e hoje não está sendo diferente”, completou o superintendente.
Como parte das ações de monitoramento, mais de 68 guardas municipais atuaram durante a segunda noite do evento. Além disso, fiscais do Juizado da Infância e da Adolescência também participam da festa com ações de fiscalização e orientação.
“A operação está sendo um sucesso, o evento está muito bem organizado, a equipe de organização tem operado e a segurança também. A gente observa que alguns pais ainda trazem crianças e foi amplamente divulgado a questão da portaria, proibindo a entrada de menores de 12 anos, e isso é uma forma de resguardar e manter a integridade dessas pessoas, principalmente das crianças que são mais vulneráveis”, concluiu o fiscal Daniel Albuquerque.
Leia mais: Presidente Rossy Amoedo anuncia reabertura da escola de arte do Caprichoso